domingo, 13 de setembro de 2009
Festa da Exaltação à Santa Cruz
Na Paróquia de Santa Cruz inicia hoje, e prossegue até o dia 16, a "Festa da Exaltação à Santa Cruz", cujo tema será "A cruz de Cristo é, na igreja centenária, anúncio do projeto de Deus".
Segundo o pároco de Santa Cruz, José Bezerra Pereira, de hoje até o dia 15 de setembro acontece a reza do terço, às 19h, seguida de missa, às 19h30. Cada dia as celebrações estarão a cargo de um padre. Quem celebra nesta quinta, na abertura da novena, é o pároco padre José Bezerra, quando também fará a instituição aos novos ministros da eucaristia.
No dia 13, a programação é especial, Às 6h, acontece alvorada, às 16h, adoração da Santa Cruz, às 16h30, reza do terço e às 17h, missa campal, seguida de procissão com via sacra pelas ruas do bairro", informa.
O pároco lembra que acontece também a programação social, com quermesse todos os dias, após as missas. "Teremos bingos, leilões, pescaria e música ao vivo", conta. Durante a quermesse haverá sorteios especiais. Nos dias 7 e 8 de setembro serão sorteados um salário mínimo. No dia 9 o sorteio especial será de uma bicicleta, no dia 14, uma bezerra, enquanto nos dias 15 e 16 um salário mínimo. A renda da festa será revertida para a reforma e ampliação da igreja.
Padre José pede aos devotos que puderem ajudar com prendas para o bingo e leilões fazerem suas doações, na própria igreja, que fica na rua José Bonifácio, 976, bairro Leblon, ou ligarem para 3325-3971.
A paróquia de Santa cruz foi criada em 2002, e antes era comunidade do Santuário Nossa Senhora da Abadia.
"O importante da devoção é que as pessoas vêm louvar e agradecer. A Exaltação da Santa Cruz é celebrada no dia 14 de setembro, recordando a doação definitiva de Jesus Cristo. A cruz de Jesus é um mistério de Deus desde toda a eternidade e já foi manifestada a nós. Eu tenho de fazer uma opção à cruz ou ao pecado. A cruz, antes de tudo, é uma manifestação de amor, o grande ministério do derramamento do Espírito Santo. Se eu quero ser um homem e uma mulher de Deus, não posso ter orgulho, eu preciso ser servo", diz padre José, lembrando palavras ditas pelo padre Roberto Lettieri.
Ainda segundo o pároco, quando o fiel olha para a cruz de Cristo, "ele vê o sacrifício. O demônio tem pavor da cruz. Ame a cruz, porque ela é a salvação para o nosso orgulho. Não compare sacrifício com tristeza, o sacrifício é reflexo de Cristo", reflete.
Padre José destaca que a Exaltação da Santa Cruz acontece em setembro, dentro do mês em que se comemora o centenário da Arquidiocese, dia 29, e mês da natividade de Nossa Senhora, dia 8, quando Maria nasceu para ser Mãe, e de Nossa Senhora das Dores, lembrado no dia 15. "Todas estas datas têm relação com a Santa Cruz e são datas comemoradas no mesmo mês", reforça. (MGS)
Assinar:
Postagens (Atom)